domingo, 1 de abril de 2012

As Profissões — poema infantil de Nelson Nunes da Costa


AS PROFISSÕES




– Sou lavrador — cavo a terra
Para depois semear.
– Eu, pescador, passo a vida.
Na canoa sobre o mar.
– Mitigo as dores da vida
Sou solícita enfermeira.
– Eu sou mecânico perito,
Não sei de melhor carreira.
– Operário, desde cedo, 
Que começa o meu labor.
– Nos incêndios, o bombeiro,
Revela o grande valor.
– Eu sou médico excelente,
Tenho curas assombrosas.
– Na cozinha, ao fogo ardente,
Faço comidas gostosas.
– Comerciante zeloso,
Não me afasto do balcão.
– Eu sou modista afamada,
Pois coso com perfeição.
– Sacerdote caridoso,
Eu trabalho pela cruz.
– Aprendiz de carpinteiro,
Eu sou o que foi Jesus.
Toda profissão é nobre
Exercida com carinho,
Só o homem preguiçoso
Acha o trabalho mesquinho.



Nelson Nunes da Costa (RJ 1899 – 1976) Jornalista, professor, Membro da Academia Carioca de Letras. Estudioso da Historiografia carioca foi diretor do departamento de História e Documentação do Município do Rio de Janeiro. Cronista, jornalista, professor, contista e escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário